Talentos: 3 passos práticos para descobrir no que você é boa

Você acha que não é boa em nada? Você está enganada!

Do ponto de vista da Neurociência, todos os cérebros têm certas facilidades e certas dificuldades. 

Vou te mostrar como você vai descobrir os seus talentos com três passos PRÁTICOS.

Antes de irmos para a prática, você precisa entender AS RAZÕES pelas quais você tem tanta dificuldade de identificar no que é boa… 

O sistema de ensino 

Na época que a gente estava na escola, se você tivesse uma nota 5 em matemática e uma nota 9 em português no seu boletim, com certeza sua família ia te chamar para conversar sobre a nota 5 em matemática. Sua família é parecida com a minha e com a maioria das famílias tradicionais. Então, a gente iria levar uma pequena bronca pela nota ruim e pensar em como recuperar essa nota para passar de ano. Existe toda uma dedicação para que você saísse da nota 5 e alcançasse ao menos a média. 

O modelo tradicional de ensino, também conhecido como educação bancária, entende que a educação deve se dar a partir da transmissão de conhecimento do professor para o aluno, assim, o aluno é apenas um receptor de conhecimentos. Ocorre que esse modelo desconsidera as individualidades, considerando que todas as pessoas aprendem de uma mesma forma e se o aluno não está absorvendo os conteúdos é porque tem um “problema” com ele, mas não nota as fragilidades deste modelo de ensino.

Pontos fortes X Pontos fracos

Essa forma de conceber a educação visa padronizar os saberes dos estudantes, fazendo com que todos eles atinjam uma média mínima de conhecimento. Em contrapartida, deixa de privilegiar o que de melhor o aluno tem a oferecer e acaba por enquadrar todos em um PADRÃO. Por essa razão, muitas vezes achamos que não temos talentos. Contudo, hoje já se sabe que isso não é verdade e que TODOS temos pontos fortes, independente dos seus pontos fracos, eles apenas foram esquecidos ao longo das nossas vidas como consequência do sistema de ensino a que somos submetidos.

Essa forma de pensar a nossa educação foca em reduzir os danos, mas deixa de favorecer os nossos talentos. Hoje sabemos que DESENVOLVIMENTO PESSOAL é focar nossa atenção em desenvolver nossos pontos fortes e minimizar nossos pontos fracos, de modo a se destacar naquilo que você é boa. 

Eu acredito que um dia o mundo vai olhar para o sistema escolar e pensar: “caramba, você tirou o nove em português só indo para escola, imagina o que vai acontecer se você fizer um curso extra de português? Se você estudar mais português você vai se destacar muito”. Em contrapartida, nós adultas maduras e responsáveis, mesmo tendo passado por esse sistema de ensino ultrapassado, precisamos assumir a responsabilidade da nossa carreira daqui para frente. Por isso, te convido a mudar sua percepção sobre seus pontos fracos e focar nos seus pontos fortes tornando-os ainda melhores.

Descubra seus talentos em 3 passos:

  • Ações automáticas

Os talentos são aptidões naturais que nós temos, ou seja, são programações genéticas, com as quais nascemos e tornam alguns caminhos mais fáceis para quem os tem. Contudo, ter um talento não quer dizer que você é perfeito naquela característica, ela apenas te dá ALGUMA vantagem frente as pessoas que não a tem.

Já as Ações Automáticas são aquelas que você faz com tanta facilidade que nem se dá conta de que elas podem ser difíceis para outras pessoas. Normalmente, nossas ações automáticas possuem ligação direta com os nossos talentos.

Para auxiliar na identificação dos seus talentos você irá começar sua exploração investigando, desde a sua infância até sua fase atual, o que você faz com certa facilidade e naturalidade que não são reações tão comuns. Por  exemplo, na escola quando o professor chamava alguém para responder uma equação de matemática no quadro ou precisava falar na apresentação de um trabalho eu sempre era a primeira voluntária. 

É bem comum que a gente deixe de reconhecer alguns dos nossos talentos ao longo do tempo, especialmente aqueles que não são reconhecidos pelo sistema de ensino tradicional ou pelo mercado de trabalho formal. Contudo, eles não deixam de ser talentos, apenas a sociedade se acostumou a padronizar as coisas e desvalorizar o que estava fora do padrão. Por isso, tente se livrar dos julgamentos durante essa pesquisa e tenha curiosidade sobre todas as possibilidades que surgirem.

  • Desejos de criança 

Se questione: quando você era criança, o que é que você gosta de brincar? O que você sonhava em ser quando crescesse? Astronauta, cozinheira, professora, médica?

Atenção, as respostas dessas perguntas não quer dizer necessariamente que a melhor escolha profissional para você é exatamente aquela profissão que você queria ter quando criança. Mas elas também te darão pistas sobre os seus talentos.

Por exemplo, quando eu era criança as três apresentadores de TV de programas infantis eram Xuxa, Angélica e Eliana. Meu sonho era ser a Angélica e a minha brincadeira favorita era fingir que eu estava apresentando seu programa de TV, eu até montava um auditório com as minhas bonecas. Esse sonho não quer dizer que eu ainda queira ser apresentadora de TV hoje, porém esse desejo me deu pistas sobre um talento meu que é o de me comunicar. 

  • Satisfação ao desempenhar

Eu tenho uma amiga que é personal organizer, ela ama organizar coisas. Quando ela vai me visitar, ela já abre uma gaveta para ver se tá tudo certo e organiza se tem algo fora do lugar. Ela tem uma satisfação em desempenhar essa tarefa que foi uma pista muito importante para ela ter identificado o talento dela de organização e depois ter montado uma carreira que usa esse talento.

Nesse passo, você vai listar quais atividades que você tem satisfação ao realizar, elas poderão ser pistas para um talento. 

No meu caso novamente, eu tenho muita satisfação em fazer live, fazer palestras e gravar  vídeos. Eu sei que nem todo mundo teria a mesma satisfação que eu tenho. A partir de todas essas pistas da minha experiência eu percebo que eu tenho um talento muito concreto que é falar em público. Isso não significa que eu sou perfeita em falar em público. Mas significa que eu tenho aptidão natural para isso e se eu escolher uma carreira que utilize essa aptidão tem muito mais chance de me destacar. 

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